Blog Post - Start Bootstrap Template

O que é Engenharia de Segurança do Trabalho?

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/




O Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional responsável por coordenar e efetuar análise de projetos a serem implantados, em conjunto com as áreas técnicas, recomendando alterações, visando reduzir ou eliminar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Além disso, orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das empresas e fornece instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). 

O que estudar para ser Engenheiro de Segurança do Trabalho?

Segundo a Lei 7410/85 para exercer a profissão na área, é necessário fazer um curso de graduação em Arquitetura ou Engenharia – nas modalidades civil, eletricista, mecânica e metalúrgica, química, geologia e minas e agrimensura, com duração média de 4 a 5 anos, e depois fazer uma pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. 

Durante o curso, o aluno irá se deparar com matérias específicas sobre a integração do homem ao ambiente de trabalho, normas e legislação, prevenção de riscos, ética e cidadania, relação com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), dentre outras.