Blog Post - Start Bootstrap Template

NR 33 - Espaços Confinados

Você sabe o que é?




A Norma Regulamentadora 33, trata de espaços confinados. Desde 2006 foi criada a portaria que prevê a NR 33. Essa norma atua diretamente no estabelecimento de espaços confinados, ou seja, avalia, monitora e controla os riscos existentes.

Segundo essa norma, o espaço confinado é qualquer ambiente ou área não projetado para ocupação humana contínua, apresentando meios limitados de entrada e saída. As principais atividades que apresentam esse trabalho, é a construção civil e indústria.

A NR 33 determina que além dos trabalhadores técnicos que são devidamente autorizados para a função, é necessário contar com: responsável técnico, supervisor de entrada e vigia. Tudo isso para garantir a segurança dos envolvidos. Por se tratar de uma área que apresenta periculosidade, os trabalhadores precisam passar por uma capacitação que fica a cargo do empregador oferecer. 

Medidas de segurança como sinalização e isolamento da área, PET, equipamentos medidores de oxigênio, medidores de gases tóxicos e equipamentos de ventilação, são necessários.

Cada vez mais fica em evidencia a necessidade de investir em saúde e segurança do trabalho, garantindo segurança para o empregador e seus colaboradores. Por isso as NRs são estabelecidas e precisam ser cumpridas, conforme determinam o seu texto.